Lista de Localidades a Visitar na Ilha da Madeira

in Actividades a Não Perder na Ilha da Madeira

Apesar de ostentar uma área pequena, a Madeira é abundante em paisagens sumptuosas e de rara beleza. Como turista dedicado, ide à procura dos recantos e surpresas deste jardim flutuante!

Funchal Funchal

 

A Madeira ostenta as suas povoações demarcadas pelo Funchal, a belíssima capital de todo o arquipélago madeirense, o Caniço, a Costa Leste (Santa Cruz e Machico), a Costa Oeste (Câmara de Lobos; Ribeira Brava; Ponta do Sol e Calheta), a Costa Norte (Porto Moniz; São Vicente e Santana) e o Porto Santo.

Aquando das suas férias na Madeira, e sempre que saia do Funchal rumando a oeste, vai encontrar de seguida Câmara de Lobos, uma rústica vila de pescadores e ainda o Cabo Girão, famoso pela sua altura de 580 m , o que faz dele o mais alto promontório da velha Europa, e ainda assegura a marca de segundo cabo mais alto de todo o planeta.

Cabo Girão Cabo Girão

 

É neste concelho que vai poder visitar a peculiar freguesia do Curral das Freiras, um dos cartões postais da Madeira. A freguesia está localizada num vale extremamente profundo, e ostenta uma das vistas mais comoventes da ilha, pois ao olhar cerca de 500 metros para baixo, no miradouro de Eira do Serrado, é impossível ficar indiferente a tamanha paisagem natural com o Curral das Freiras lá em baixo.

Curral Das Freiras Curral Das Freiras

 

Se continuar a sua viagem para oeste, vai encontrar a peculiar vila da Ribeira Brava onde pode aproveitar para tomar um refresco numa das esplanadas locais à beira-mar. De seguida suba até à encumeada num caminho repleto de pequenos miradouros de onde pode olhar tranquilamente os cumes das montanhas envolventes.

Tem sempre a opção de seguir para duas zonas balneares magnificas, a Ponta do Sol e da Calheta, onde não faltam pequenas praias que convidam a banhos e muitos mergulhos, apesar da falta de areia como nas praias do continente. É aqui nesta zona que os surfistas encontram as praias do Jardim do Mar e do Paul do Mar, spots famosos pelas grandes ondas no Outono e Inverno.

Ponta do Sol Ponta do Sol

 

Se decidir subir a montanha, vai encontrar o Paul da Serra, decididamente um ponto famoso da Madeira e que merece uma visita! É o maior planalto da Madeira e oferece uma vista impressionante sobre as encostas norte e sul da ilha. Se estiver sol no dia da sua visita é mesmo um cenário de cortar a respiração! Como o pico fica bastante alto, é aconselhável que leve um agasalho.

Por fim, descubra Porto Moniz no extremo noroeste da ilha e fortaleça as forças nas belas piscinas naturais da localidade. Banhadas pelo oceano, foram moldadas naturalmente por restos de lava ao longo dos séculos e fornecem uma boa alternativa a quem procura banhos de mar durante as férias na ilha da Madeira.

Porto Moniz Porto Moniz

 

{ 2 comments… read them below or add one }

Ana Rita October 3, 2012 at 8:20 pm

Estive lá em lua de mel e foi muito giro. Visitem a parte norte de carro, é mesmo radical 🙂

Reply

Admin October 3, 2012 at 8:21 pm

Deixem os vossos comentários! Obrigada!

Reply

Leave a Comment

Previous post:

Next post: