Curiosidades sobre a Ilha da Madeira

in Férias na Madeira

Chegou até mim alguma informação do Turismo de Portugal a respeito da Ilha da Madeira, já dei uma vista de olhos e tem conteúdos interessantes e acima de tudo bem escritos, para já decidi colocar aqui algumas curiosidades sobre a ilha, no entanto a documentação é de 2007 pelo que alguns dos dados fornecidos podem estar desactualizados.

De qualquer das formas sabia que:

– A Ilha da Madeira tem uma área total de 737 Km2, e está centrada em 32º45’N e 17º00’W.

– Os pontos mais altos da Ilha situam-se no Pico Ruivo (1.862 metros), no Pico das Torres (1.851 metros) e no Pico do Areeiro (1.818 metros). A Ilha do Porto Santo, por seu turno, tem uma altitude máxima de 517 metros no Pico do Facho.

– São muitas as histórias e as lendas em torno da descoberta do Arquipélago da Madeira. Aquela que parece mais correcta, sob o ponto de vista histórico, é a de que os descobridores quando iam à descoberta do caminho marítimo para a Guiné, foram arrastados por um violento temporal até a praia da ilha do Porto Santo em 1418. O descobrimento da Ilha da Madeira deuse um ano depois, mais precisamente a 1 de Julho de 1419 pelos navegadores João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira.

– O clima do arquipélago é sub-tropical e ameno, com temperaturas médias do ar e da água no Verão a rondar os 23º C e os 22º C respectivamente. No Inverno as temperaturas médias do ar e da água são de 17º C e 18º C.

– A população madeirense ronda os 250.000 habitantes, sendo que 120.000 residem no Funchal

– A população do Porto Santo não ultrapassa as 5.000 pessoas.

– Na Ilha da Madeira existe actualmente um total de 323 unidades hoteleiras.

– Na Ilha do Porto Santo existem actualmente 21 unidades hoteleiras com um total de 747 quartos e 1.500 camas. Em 2008 foram inaugurados dois grandes empreendimentos: o PestanaDunas, um hotel de 5 estrelas localizado junto à praia que contará com 500 camas e o Colombo’s Resort, um aldeamento turístico de 5 estrelas também localizado junto à praia que inclui moradias, hotel, aparthotel, um Casino, um SPA, entre outras estruturas de lazer e bem estar. Com estes projectos, a capacidade de alojamento do Porto Santo em 2008 será de 3.300 camas

– A ocupação hoteleira média na Região Autónoma da Madeira ultrapassou os 56% em 2006, sendo que a estadia média dos visitantes é de 6,3 dias.

– Mais de 25% dos turistas das Ilhas da Madeira e Porto Santo são visitantes regulares, voltando todos os anos à Região para passar férias. Um estudo realizado demonstra que 41,6% visitantes tencionam voltar à Madeira com toda a certeza, enquanto que 52,7% admitem que talvez voltem à Região.

– Durante séculos foram muitos os estadistas, os príncipes, as princesas, os diplomatas e empresários de renome que passaram pela Madeira. Foram os casos da ex-Primeiro-Ministro britânica Margareth Thatcher, do Winston Churchill, da princesa Sissi, do Imperador Austro-Húngaro Carlos de Áustria, de Napoleão Bonaparte, entre outras personalidades.

– A gastronomia madeirense é muito apreciada pelos visitantes. Aqui incluem-se pratos típicos como a espetada de carne de vaca em pau de louro, o peixe espada com banana frita, o milho frito ou cozido, os bifes de atum com molho vilhão, o bolo do caco com manteiga de alho, o bolo de mel.

– O Vinho Madeira é uma marca reconhecida internacionalmente sendo um produto de elevada qualidade conhecido em todo o mundo.

– O Bordado Madeira é outro dos sectores mais emblemáticos da Região e nos últimos anos tem arrecadado prémios e distinções em diversas mostras de artesanato e têxteis.

Leave a Comment

Previous post: