Clima e Geografia da ilha Madeira

in Férias na Madeira

A ilha da Madeira tem uma área total de 736,75 Km2 e o seu comprimento máximo é 58Km e a largura de 23 Km. No entanto desengane-se quem pensa que estas distâncias relativamente curtas podem ser percorridas em menos de uma hora, é que o terreno é tão acentuado que prolonga um pouco mais a viagem, e verdade seja dita também a torna muito mais emocionante.

O pico mais elevado da ilha é o Pico Ruivo com 1861 metros de altitude, mas um quarto da ilha encontra-se a mais de 1000 metros de altura o que faz com que as zonas planas sejam um verdadeiro achado.

Mas é esta paisagem tão caprichosa que faz desta ilha um lugar tão especial. Ver o verde de uma natureza tão exuberante e dramática estender-se pelas falésias até mergulhar no azul intenso do mar é algo moderável.

O clima da ilha é geralmente muito coerente e sensato não existindo grande diferença entre a temperatura máxima e a mínima e também não existe uma grande diferença entre as temperaturas de Inverno e as de Verão.

No entanto existe uma significativa alteração da temperatura quando se sobe até aos picos mais elevados, e acima das nuvens convêm ter sempre um agasalho por perto.

Como o relevo é muito acentuado faz com que existam na ilha da madeira vários micros climas, por exemplo a costa norte é muito mais propícia à ocorrência de chuva do que a costa sul onde se situa o Funchal.

Também a temperatura da agua é muito amena e sem grandes variações tanto no Inverno como no Verão e por isso muito convidativa para tomar umas banhocas mas como bem deve saber, na ilha da madeira, não existem praias de areia branca, na verdade a maior parte é constituída por pedras e a areia quase inexistente é de cor escura. Mas existem algumas praias com areia e para facilitar a sua viagem á Madeira estão assinaladas neste mapa.

Apesar das praias da ilha da Madeira não serem o protótipo de uma praia de uma ilha paradisíaca, a verdade é que são reconhecidas pelos seus altos padrões de qualidade, nomeadamente da água.

E por falar em agua a Ilha da madeira é também um local de eleição para os amantes de desportos náuticos nomeadamente para a prática de surf e bodybord, mas este é um assunto que fica para outro dia.

Leave a Comment

Previous post:

Next post: